terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Custo da Doença Mental

Nesta semana, o diretor do mais importante centro de financiamento à pesquisa em psiquiatria, o National Institute of Mental Health, dos Estados Unidos, Thomas Insel publicou um artigo sobre o custo da doença mental no mundo. Segundo ele, as doenças psiquiátricas custam cerca de 56,5 bilhões de dólares todos os anos naquele país, o equivalente aos gastos com todos os tipos de câncer. Ao contrário do câncer, a doença psiquiátrica tem muitos custos indiretos, como a perda de emprego e renda, gerada pela incapacidade para o estudo e para o trabalho causadas pelas doenças.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) já havia alertado há vários anos que as doenças psiquiátricas são a principal causa de incapacitação no mundo, quando esta incapacitação leva em conta os anos que o indivíduo precisará viver com a doença.
Thomas Insel argumenta, em seu artigo, que o que faz esses números serem tão importantes não é apenas a sua magnitude, mas a possibilidade que eles possam ser reduzidos, como que ele chamou de "os melhores gastos em saúde mental", intervenções de baixo custo e alto impacto na saúde. Entre estes estaria, por exemplo, a redução do uso de cigarro e álcool, que teria um grande impacto potencial nos custos das doenças não-transmissíveis.
Assim, o tratamento das doenças psiquiátricas segue sendo caro, mas não tratar ou não tratar adequadamente pode ser ainda mais caro, por todos os custos associados à perda do potencial produtivo do indivíduo. Para os interessados em ler o artigo de Thomas Insel na íntegra este é o link http://www.nimh.nih.gov/about/director/2011/the-global-cost-of-mental-illness.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário