sexta-feira, 9 de março de 2012

Novidades para o novo congresso da Sociedade Internacional de Transtorno Bipolar


O Congresso que será realizado a partir de março na Turquia é o mais importante evento científico na área do Transtorno Bipolar. Neste evento, a pesquisa mais recente na área será discutida com experts do mundo inteiro, disseminando os avanços encontrados.
Um dos principais desafios no tratamento dessa doença é o desenvolvimento de tratamentos que controlem ao máximo tanto os sintomas de depressão, (como a tristeza, o desânimo, a negatividade na maneira de ver a vida e as alterações do sono, apetite, libido) quanto os sintomas de mania (como euforia, irritabilidade, grandiosidade, excesso de auto-estima e auto-confiança, impulsividade e aumento da energia e do nível de atividade).
O que nem todo mundo sabe, é que, se não for adequadamente tratada, esta doença pode ser progressiva. Cada episódio de mania ou de depressão é "tóxico" para o cérebro, liberando várias substâncias nocivas para o funcionamento dos neurônios (como a dopamina, o glutamato, os radicais livres e as substâncias envolvidas na inflamação). Além disso, substâncias que mantém a resistência e o funcionamento dos neurônios (chamadas de neurotrofinas). Isto pode fazer com que o portador de Transtorno Bipolar, com o tempo, passe a ter problemas de memória, atenção e raciocínio e a ter mais dificuldade de desempenhar suas tarefas do cotidiano. O que está sendo proposto recentemente, e que será alvo de discussão nesse congresso, é a idéia de que esta progressão pode ser usada para classificar o quadro clínico apresentado pelos portadores de TB nesses estágios. Classificações desse tipo são rotina em doenças como câncer e insuficiência cardíaca. No futuro é possível que possamos ter um sistema semelhante e que possamos ter medicamentos específicos para cada fase da doença.

sábado, 3 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher (e da Saúde da Mulher)

No dia 8 de março comemoramos o dia internacional da mulher. As conquistas no trabalho e no papel da mulher na sociedade nos levam a refletir também sobre como a mulher pode ser bem sucedida, mas também feliz emocionalmente. Um dos grandes vilões do bem-estar emocional da mulher são os transtornos do humor, especialmente a depressão. Além da depressão ser mais comum nas mulheres do que nos homens, quadros específicos como a depressão pós-parto e a depressão na menopausa dificultam ainda mais fases da vida já difíceis.
O maior conhecimento sobre a maior vulnerabilidade da mulher à depressão é crucial para que a doença seja prontamente reconhecida e tratada. Este conhecimento deve ser levado a todos os profissionais envolvidos no atendimento dessas mulheres, como ginecologistas, pediatras, enfermeiros, psicólogos, mas à sociedade como um todo. Mães, pais, filhos e amigos que estejam cientes dos sintomas da depressão e conhecendo as possibilidades de tratamento podem ajudar muito às mulheres que sofrem de depressão.